História da Fotografia

História da fotografia


A primeira fotografia reconhecida como imagem produzida em 1825 por Nicéphore Niépce. Foi produzida uma câmera, sendo exigidas cerca de oito horas de exposição a luz solar. Em 1839 Jacques Daguerre desenvolveu um processo usando prata numa placa de cobre denominado danguerreotipo. Quase simultaneamente, William Fox Talbot desenvolveu um diferente processo denominado calotipo, usando folhas de papel cobertas com cloreto de prata.
O danguerreotipo, tornou-se mais popular pois atendeu à demanda por retratos exigida da classe média durante a Revolução Industrial. Nenhuma das técnicas envolvidas era descoberta do século XIX(19). A câmara escura era usada por artistas do século XVI(16), como ajuda para esboçar pinturas.A fotossensibilidade de uma solução de nitrato de prata foi observada por Johann Schultze  em 1724. Recentemente, os processos fotográficos modernos sofreram uma série de refinamentos e melhoramentos sobre os fundamentos de William Fox Talbot. Muito foi alterado nos princípios desde então, além dos filmes coloridos se tornarem padrão, o foco automático e a exposição automática vieram consigo. A gravação digital de imagens está se popularizando e se tornando dominante, pois os sensores eletrônicos ficam cada vez melhores e mais sensíveis, capaz de promover uma alta definição em comparação aos métodos químicos. 

Fotografia Colorida


A fotografia colorida foi explorada durante o século XIX(19) e os experimentos inicias em cores não puderam fixar a fotografia, nem prevenir a cor do enfraquecimento. Durante a metade daquele século, as emulsões disponíveis  ainda não eram totalmente capazes de serem sensibilizadas pela cor verde ou pela cor vermelha - a total sensibilidade a cor vermelha só foi obtida com êxito total no começo do século XX(20). A primeira fotografia coloria permanente foi tirada pelo físico James Clerk Maxwel em 1861. O primeiro filme colorido, o Autocromo, somente chegou ao mercado no ano de 1907 e era baseado em pontos tingidos de extrato de batata. O primeiro filme colorido moderno, o Kodachrome, foi introduzido em 1935 baseado em três emulsões coloridas. A maior parte dos filmes coloridos modernos, exceto o Kodachrome, são baseados na tecnologia desenvolvida pela Agfa-color em 1936. O filme colorido instantâneo foi introduzido pela Polaroid em 1963.

Fotografia Preta e Branco


A fotografia nasceu em preto e branco, mais precisamente com o preto sobre o branco, no início do século XIX(19). Desde as primeiras formas fotograficas que se popularizaram, até os filmes preto-branco atuais, houve uma evolução técnica e diminuição dos custos. Os filmes atuais têm uma grande gama de tonalidade, superior até mesmo os coloridos, resultando em fotos muito ricas em detalhes. Por isso, as fotos feitas com filmes PB(preto e branco) são superiores as fotos coloridas convertidas em PB.